quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Breve brisa se levanta
Fins de tarde em Setembro
Época de colheitas nos campos,
Nas cidades os desencantos
Dos comerciantes convencidos que o estio já passou
Só porque as férias de verão terminaram.

É triste a vida urbana
Sempre igual, todas as tardes de verão outonal:
Filas de trânsito contínuo
Para chegar a casa ainda a tempo de ouvir o telejornal.

Se eu morasse num prédio de dez andares
Não queria ter vizinhos
Assim não pagava o condomínio,
E viveria efectivamente sozinho.
Mas hoje em dia nas grandes cidades
Só se mora sozinho em prédios de poucos andares
É como se morassem numa vivenda grande
Com muitos cómodos e arrecadações
À espera que os filhos cheguem da emigração.
Mas como não têm filhos
Vivem ali em prédios pequenos e degradados
Em triste solidão.

Eu construí a minha solidão
Térrea, com jardim e passarinhos
E não preciso de me meter em filas de trânsito
E pagar condomínio
Nem tenho muitos cómodos porque não é preciso
E assim passo os dias reparando na brisa suave
E imagino-me a vindimar na região do Dão
E volto para casa ao entardecer sem sair daqui.

Joaquim Marques